A energia da terra para o vinho!
Colinas, ciprestes, oliveiras, vinhas e vinhos!
A paisagem que compõe a região deste vinho é por si só uma grande inspiração para qualquer pessoa que se interessa por enoturismo e gastronomia. Pois bem, estamos falando da incrível Toscana, na Itália.
Caiarossa – o Produtor
O Caiarossa 2018 – Toscana IGT é considerado um vinho Supertoscano e é produzido pela vinícola que leva o mesmo nome.
Com uma pegada de produção biodinâmica, a Caiarossa foca em uma filosofia aliada a inovação, tradição, o homem e o universo.
“A profunda ligação com o meio ambiente leva-nos a eliminar a utilização de fertilizantes minerais produzidos por síntese química e de pesticidas químicos e a cultivar as vinhas através de um controlo e atenção diários. das uvas, adubação verde e preparações biodinâmicas, e a cultura de cobertura é uma mistura de várias sementes semeadas.
Estas operações, ao aumentar a fertilidade do solo, conferem-lhe uma vitalidade adicional e permitem que as plantas cresçam de forma saudável. A proteção das videiras é realizada visando a ação preventiva e a estimulação das defesas naturais das plantas. Pulverizamos com baixas doses de enxofre e cobre suplementadas com vários extratos de plantas e algas marinhas, usamos pesticidas à base de substâncias minerais naturais e utilizamos métodos de “confusão sexual” para controlar a população de insetos nos vinhedos.
Na agricultura biodinâmica essas operações são realizadas com base em ciclos cósmicos e lunares; ao criar uma ressonância total com os ritmos do universo, conseguimos amplificar totalmente seus efeitos”.
Site: https://www-caiarossa-com.translate.goog/en/vineyards/biodynamic-agriculture/
Localização
Localizada em uma região espetacular: Val di Cecina, perto da comunidade de Riparbella em Pisa, onde o cenário é composto por matas mediterrâneas selvagens, encostas com oliveiras e o mar Tirrano ao fundo, com clima quente, porém, com a altitude e brisa do mar, não é excessivamente quente, sendo a condição ideal para o cultivo das uvas e elaboração de vinhos de extrema qualidade.
O vinho
Um corte de 7 uvas, sendo 42% de Cabernet Franc, 25% Merlot, 6% Syrah, 8% Cabernet Sauvignon, 6% Petit Verdot, 4% Sangiovese e 1% Alicante, que revela no vinho a mais pura expressão das vinhas.
Rico em frutas maduras, predominando ameixa, com notas de especiarias e fumo, acidez alta, encorpado e taninos marcantes. Um vinho de extrema qualidade com grande potencial de guarda. Recebeu 97 pontos pelo Robert Parker e 96 pelo Wine Spectator
Amadurecimento: 11 a 20 meses em barris de carvalho e 6 meses em tanques de concreto.
A degustação deste vinho foi durante a Masterclass de Supertoscanos na feira de vinhos realizada pela Rootstock Vinhos em Curitiba. Uma experiência incrível que eu adoro recordar!
Você já provou algum vinho Supertoscano?
Me diga qual foi nos comentários! 😉