A Domaine Costa Lazaridi, importante produtora de vinhos da região de Drama (Indicacão Geográfica Protegida), localizada no Norte da Grécia, apresentou recentemente a sua linha de vinhos Premium a um seleto grupo de profissionais e comunicadores de Curitiba. Com um projeto cofinanciado pela União Europeia e a Grécia, o evento foi organizado pela Kos Vinhos Especiais e a GRK Products, importadora e distribuidora que traz os vinhos da Domaine ao Brasil.
Com a presença do Andrea, gerente de exportação da vinícola, tivemos uma experiência exclusiva regada a 5 vinhos espetaculares que foram perfeitamente harmonizados com a gastronomia do restaurante Duq Gastronomia em Curitiba comandado pelo premiado chef Felipe Miyake e os seus sócios Alexandre Abage e José Vinícius Chupil, sommelier da casa.



A VINÍCOLA
Desde a década de 1970, Costas Lazaridis acreditava que a sua terra poderia produzir vinhos de muita qualidade com reconhecimento mundial e que Drama poderia, inclusive, ser conhecida como a “cidade do vinho”.
Em 1979, na aldeia Xiropotamos localizada nas encostas do Monte Falakro, Costas Lazaridis fundou a primeira vinha linear moderna em Drama e mais tarde construiu a única adega moderna da região. Começou com 10 hectares e hoje conta com 300 hectares de vinhedos próprios, com grande variedade de uvas gregas e internacionais. Os vinhedos da empresa podem ser encontrados em 4 locais diferentes: Adriani, Kali Vrisi, Katafyto e Platania, sendo que cada um possui terroir único, conferindo diferentes características aos vinhos produzidos.
Com a premissa de que “excelentes vinhos nascem nos vinhedos”, a Domaine Costa Lazaridi possui vinhas próprias, o que permite total controle da qualidade da matéria prima, além de trabalhar com baixa produção por hectare (aprox. 800kg por hectare). A empresa tem uma filosofia de inovação e respeito pela natureza, sendo as vinhas cultivadas com padrões de agricultura sustentável e as uvas vinificadas em modernas instalações das propriedades.
Com constante investimento em suas instalações e equipamentos, a marca tem como objetivo “engarrafar a singularidade de cada vinhedo e cada casta separadamente”.
“Acreditamos que uma excelente uva necessita de um manejo adequado para que se transforme em um grande vinho”. Domaine Costa Lazaridi

OS VINHOS
Os vinhos Premium da Domaine Costa Lazaridi são expressivos, intensos, gastronômicos e carregam a expressão dos diferentes vinhedos (em Drama) e as diversas uvas que a vinícola produz.
Degustamos nesta noite cinco vinhos da marca, são eles:
Domaine Costa Lazaridi Rosé
Uvas: Merlot (60%), Agiorgitiko (20%) e Grenache (20%
Cor: Rosa claro
Aroma: Notas de frutas vermelhas e toques cítricos
Paladar: Refrescante e leve com acidez equilibrada, sutis toques de frutas vermelhas frescas com final elegante e agradável
Teor alcoólico: 13%
Harmonização: Mix de quinoa com cogumelos frescos, edamame, cenoura e castanha de caju.


Domaine Costa Lazaridi Malagousia
Um vinho muito expressivo!
Uva: Malagousia
Cor: Amarelo palha com reflexos verdes
Aroma: Complexos e intensos com muito cítrico, flores brancas e frutas amarelas como pêssego e damasco
Paladar: Intenso com ótima acidez e grande frescor. Predominam as frutas, como damasco e pêssego. Seu final é longo e delicioso.
Harmonização: Brandade de bacalhau Gadus Morhua com fonduta de parmesão


Amethystos Fumé Sauvignon Blanc
Uva: Sauvignon Blanc
Cor: Amarelo claro com reflexos mais dourados
Aroma: frutado, toques florais, manteiga com discretas notas de baunilha
Paladar: Frutas cítricas e tropicais, boa acidez que contribui para a harmonização. Final persistente e repleto de sabores.
Teor alcoólico: 13%
Envelhecimento: 4 meses em barrica de carvalho francês
Harmonização: Rãs a provençal


Domaine Costa Lazaridi Syrah
Uva: Syrah
Cor: Vermelho intenso com nuances de violeta
Aroma: Intenso e complexo, característica desta variedade, apresenta notas de especiarias, frutas vermelhas e chocolate
Paladar: Ótimo corpo, taninos redondos, frutado, com toques de pimenta, ervas aromáticas, especiarias e um toque elegante e sutil de hortelã. Final persistente e prazeroso.
Teor alcoólico: 14,5%
Envelhecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês, sendo 25% de primeiro uso.
Harmonização: Entrecôte Black Angus grelhado com batata a moda salardese


Amethystos Cava Cabernet Franc
Uva: Cabernet Franc
Cor: Vermelho intenso com toques violáceos
Aroma: Toques de frutas negras maduras, tabaco, madeira elegante, cacau e hortelã
Paladar: Corpo robusto com presença inicial de frutos maduros, seguido de sutis toques apimentados e chocolate. Madeira presente e equilibrada. Taninos potentes e maduros levando a um final persistente e intenso
Teor alcoólico: 14,5%
Amadurecimento: 18 meses em barris de carvalho francês
Envelhecimento: 12 meses em garrafa
Harmonização: Stinco de cordeiro assado ao próprio molho com fregula e brunoise de legumes


Sobremesa: Creme de manga com frutas amarelas, sorbet de limão e merengue.
*Foi harmonizado com o vinho branco Malagousia e ficou incrível. O vinho é intenso e muito versátil. Acompanhou muito bem os dois estilos de pratos.


A apresentação impecável dos vinhos e a condução da harmonização foi feita pelo Sommelier Guilherme Balbino, proprietário do Balbino e Martins, bar e loja de vinhos em Curitiba, que ganhou a melhor carta de vinhos da cidade.
Local: Duq Gastronomia – Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 360 – Centro, Curitiba.
Agradeço aos parceiros e amigos da Kos Vinhos Especiais, Nelson Loureiro e Luisa Patsis pelo convite. É a segunda vez que participo deste projeto com eles e é motivo de muita satisfação para mim!

🔹️ Evento cofinanciado pela União Europeia e a Grécia.
Domaine Costa Lazaridi: https://www.domaine-lazaridi.gr/
Conheça os vinhos com a Kos Vinhos Especiais: https://www.kosemporio.com.br/
*Fotos autorais.