São Paulo é conhecida como a capital cosmopolita que recebe pessoas do mundo todo e, talvez por isso, ofereça uma lista inesgotável de opções gastronômicas com diversas culinárias e opções para todos os gostos e bolsos.
Cada vez que programo uma viagem para lá a primeira coisa que me vem a mente é organizar as experiências, planejar os lugares que quero conhecer e reservar com antecedência.
Não há como negar que quando o assunto é preço a fama da cidade acaba afastando algumas pessoas a planejarem novas aventuras gastronômicas. Mas tenho que confessar que ultimamente ando me surpreendendo com opções interessantíssimas a preços muito justos pela qualidade que os estabelecimentos oferecem.
Uma destas experiências que quero compartilhar é o Restaurante Ema da jovem e talentosa Chef Renata Vanzetto, que possui outros restaurantes (um ao lado do outro na mesma rua), cada um com uma proposta e culinária diferente.
O Ema tem um ambiente charmoso e muito acolhedor, com a cozinha aparente, permitindo uma experiência muito interativa para os clientes que estão sentados mais próximos. Me agrada bastante sentir a energia que vem dos bastidores da cozinha.



Com opções a La Carte e Menu Degustação, eu recomendo que para a primeira experiência no restaurante você vivencie todas as etapas do Menu Degustação. Foi a nossa escolha e valeu muito a pena!
São sete etapas: pão + snacks + três entradas + um principal + uma sobremesa. Valor por pessoa: R$ 275,00 (sem as bebidas).
Confira o cardápio com as opções disponíveis para escolha em fevereiro de 2023 quando estivemos lá:

Sabores, texturas, aromas e combinações incríveis marcaram a sequência de 7 pratos cuidadosamente elaborados e levados a nossa mesa.
Tudo começa com pãozinho e manteigas especiais da casa. É nesse momento que você entende que realmente será especial, quando um “simples” pãozinho de entrada te surpreende!
Snacks
- Croquete de jamon, melão e poivre
- Biscoito de rosbife com páprica + rúcula + cebola roxa
- Bolinha de tapioca queijuda + taioba + goiabada
- Folha de couve seca, queijo Lua Cheia, avelã, cebola e pêra caramelizada e mel picante.


1ª Etapa: Ervilhas Caesar
2ª Etapa: Tartar de carne com alcachofra
3ª Etapa: Crazy Crispy Chicken
Prato principal: Costela
Sobremesa: Torta ridícula [é o nome da torta] e é realmente espetacular!





Como passamos bastante tempo no restaurante e saboreamos lentamente as comidas, tomamos 2 vinhos. Para começar, um Rosé que eu já conhecia e é garantia de qualidade, para acompanhar as entradas:
Los Vascos Rosé (Rothschild-Lafite), do Valle de Colchagua, Chile.
Um blend das uvas Syrah, Grenache Noir e Mourvèdre, é vinho refrescante e muito gostoso, fácil de beber com notas de frutas silvestres e toque cítrico.
Na sequência, escolhemos um tinto que me agradou muito e recomendo conhecerem:
La Vieille Ferme Vin de France Rouge, Rhône, França.
Um blend que eu adoro: Carignan, Cinsault, Grenache e Syrah.
Maturação: 10 meses em tanques de cimento.
No aroma, é fresco e remete a frutas vermelhas maduras com notas de cerejas. Bem equilibrado e taninos macios.


Os dois vinhos são importados para o Brasil pela Mistral Vinhos.
Vale destacar que a Carta de vinhos do Restaurante Ema é bem interessante e você encontra opções com bom custo x benefício.
Se você busca uma experiência gastronômica de qualidade com ambiente gostoso, atendimento cordial e profissional, pratos bem servidos e preço justo, você precisa colocar na sua lista e conhecer o Restaurante Ema.

📍Endereço: Rua Bela Cintra, 1551, Consolação, SP.
@restauranteema @renatavanzetto
O que achou da minha dica?
Deixe um comentário abaixo! 😊