Degustação, Eventos, Vinhos

Os peculiares vinhos da Sardenha com Atzei

Já provou vinhos italianos da Sardenha?

Participei de uma degustação de vinhos desta região oferecido pela World Wine em Curitiba com o Embaixador Alessandro Moretti apresentando os Vinhos Cantine Atzei.

Atzei é o mais novo projeto Fantini na Sardegna, uma região que roubou o coração de Valentino Sciotti, presidente do Grupo Fantini, desde que trabalhou lá antes de iniciar sua impressionante carreira no vinho. Eles produzem vinhos de alta qualidade a partir de vinhedos selecionados plantados ao redor da vila de Mogoro, ao sul de Oristano, na parte sudoeste da ilha.

Site World Wine

Eu sempre digo para vocês que provar um vinho é, também, viajar através da sua história. Como ele foi idealizado? Imaginar quantas pessoas estão por trás daquele vinho me encanta!

Além disso, enquanto escuto produtor ou Embaixador da marca falando a respeito do vinho e da região, viajo na imaginação e a degustação fica ainda mais gostosa. Neste caso, tivemos um bate-papo bem descontraído com o Alessandro que trouxe informações bem típicas da região, nos ajudando a entender melhor o que se reflete na taça.

O que mais me marcou desta experiência é que os vinhos carregam muita tipicidade da região que tem clima mediterrâneo com bastante vento, conferindo aos vinhos características que me agradaram muito:

  • Mescla entre frutas e ervas aromáticas
  • Um leve amargor que não incomoda;
  • Mais alcoólicos pelo clima quente da região (maior acúmulo de açúcar = mais álcool), porém, com uma pegada fresca que mascara a sensação do álcool.

Vale destacar que não é tão fácil encontrar vinhos da Sardenha no Brasil, segundo o embaixador da marca, por ser uma região pouca conhecida na produção de vinhos e os preços praticados acabam dificultando a comercialização. No caso destes vinhos, os valores estão dentro de uma média acessível e eu pude, inclusive, trazer alguns para casa!

Justamente por ouvir falar poucos destes vinhos é que me chamou a atenção para participar do evento. Sempre digo que experiêncas exclusivas como essas valem a pena, pela oportunidade de aumentar repertório e conhecer mais sobre vinhos que talvez não sejam tão fáceis de encontrar.

Vinhos degustados

Atzei Saragat Vermentino Isola Dei Nuraghi IGP

Vinho branco com notas de ervas tomilho alecrim salvia, fruta tropical (banana, maracujá e abacaxi) e notas cítricas (lima). Toque mineral com evolução interessante dos aromas após tempo em taça (em temperatura ambiente).

Acidez baixa e álcool mais marcante – 13% (esquenta a boca).

Sem estágio em madeira

Persistência em boca: curto/médio.

Vinho branco que pede comida e as sugestões indicadas foram: peixes (mais fortes) grelhados e assados, pratos com frutos do mar, além de massas salteadas com manteiga e ervas, aves e queijos de massa mole. Lembrando que vinhos mais intensos e encorpados, pedem a mesma potência quando falamos em harmonização com comidas.

Atizei Saragat Mônica Di Sardegna Doc

Você já tinha ouvido falar da uva Mônica? Para mim foi novidade! Ela é supostamente uma mutação da Garnacha, mas em termos de características se assimila à Tempranillo.

Aromas de fruta vermelhas maduras (cerejas e ameixas), toques de especiarias (canela e pimenta) e ervas aromática. Notas frutadas ficaram mais expressivas após um tempo em taça. Uma delícia. Estilo de vinho que me agrada!

Fácil de beber, médio corpo, álcool marcante (14%) com tanino macios e final de boca que mistura o toque amargo (típico da região) com adocicado da fruta madura.

Amadurecimento: 6 meses em barricas de carvalho francês

Vinho gastronômico que pode ser degustado mais fresco. Combine com carnes vermelhas grelhadas e assadas, massas com molho de tomate, além de queijos duros, como o Pecorino.

Atzei Saragat Cannonau Di Sardegna DOC

Aromas de frutas vermelhas e pretas maduras (cerejas e amoras), notas florais (rosas e violetas), além de toques herbáceos e de especiarias, como pimenta e noz moscada. Corpo médio e taninos marcantes com boa acidez.

Médio corpo, com taninos firmes e boa acidez. Vinho mais potente, menos fruta e mais especiarias com amargor agradável.

Álcool marcante: 13,5

Harmonização com carnes fortes com temperos marcantes, tais como: paleta de cordeiro e polenta com ragu de javali.

Um vinho peculiar e potente!

Atzei Aru Monica Isola Dei Nuraghi Igt

Vinho mais evoluído, potente e elegante

Frutas pretas maduras, como amoras e ameixas, flores (violetas) com notas herbáceas e de especiarias (pimenta), e toques de tabaco e chocolate.

Encorpado, com taninos firmes e boa acidez. Final é marcado por frutas pretas maduras, especiarias e toques de cacau e chocolate.

Um Blend de Mônica que agrega mais álcool e Carignano trazendo mais estrutura e complexidade.

40 dias em contato com as borras, 6 meses de barrica.

Expressa a tipicidade da Sardenha com evolução maia moderna, graças a Fantini que produz com uso de barrica francesa e concreto. Falando nisso, este ficou 2 semanas em ovos de concreto para suavizar o peso do vinho.

O nome do vinho corresponde à família proprietária do vinhedo, sendo assim, uma homenagem que merece ser degustada e celebrada!

Para harmonizar deixo algumas dicas, tais como: carnes vermelhas grelhadas e assadas, churrasco, carnes de caça, como o cordeiro, além de pratos com cogumelos e queijos duros.

Curiosidade:

Saragat homenageia a vinha localizada em Mogoro, no sudoeste da Sardegna. O rótulo homenageia os trajes femininos de festas, que até os dias de hoje são usados com muito orgulho. Um vínculo verdadeiro, forte, nativo, como as uvas deste vinho. 

(Fonte: Site World Wine)

Por Claudia Taverna
VOLTAR