É bem provável que você tenha ouvido pouco (ou nada) sobre este País! Acertei?
Eu confesso, só fiquei sabendo de Omã porque em 2021 meu irmão e sua família foram morar lá e, desde então, entre fotos e conversas com eles, comecei a me interessar pela cultura e por tudo que envolve este incrível País. Vem comigo entender porque eu sai de lá encantanda e louca para voltar!
Antes de começar, vejam um dado importante: Omã foi classificado como o 7º principal destino de viagem do mundo em 2022 pelo site Lonely Planet – isso pela diversidade e inúmeras possibilidades de turismo, tais como: desertos, montanhas, praias e cidades cheias de vida. (Fonte: @omanizando). Só por isso, já instiga a querer conhecer, não é mesmo?


Mascate é a maior cidade e capital do Sultanato de Omã e está localizada no leste da Arábia, entre a África e Ásia, estando a uma distância de mais de 12 mil km do Brasil.
A viagem até lá foi, ainda que longa, bem tranquila. Escolhemos fazer via Istambul pela Turkish Airlines e na volta fizemos Stopover por 5 dias lá. Na primeira etapa: São Paulo – Istambul foram 12h30. Em uma conexão de 2h30 conseguimos tomar um café e aguardamos para o próximo embarque, ansiosos para rever a família! Encaramos mais 5h até Mascate.


Sobrevoamos o Iraque, Irã e Síria. Digamos que, literalmente, tinha uma tensão no ar! Mas deu tudo certo. O avião da Turkish – classe econômica – tem conforto padrão, serviço de bordo bom, nada espetacular. Atendimento cordial. Entretenimento foi bom também! Mas eu prefiro sempre baixar no celular séries e filmes para garantir que terei o que fazer no ar, já que dificilmente eu durmo em avião!

Chegamos em Mascate às 7h da manhã, horário local, vale lembrar que Mascate tem uma diferença de 7h a frente do horário de Brasília. Ficamos impressionados com a limpeza e cheiro maravilhoso do aeroporto. Ali já imaginávamos o que nos esperava na cidade: limpeza e um perfume gostoso no ar!

O Aeroporto Internacional de Mascate foi avaliado como o melhor aeroporto do mundo em 2023, segundo o ranking global elaborado pela Airhelp – liderando nos quesitos serviços, lojas e restaurantes! Sensacional!
Fomos recebidos com muito amor pelo meu irmão e toda a família. E, assim, começamos a nossa aventura nessa nova cultura, querendo aproveitar cada minuto de tudo!
Mascate tem uma beleza ímpar com contrastes entre o azul do mar da Arábia, montanhas e deserto. Paisagens deslumbrantes, jardins perfeitos e muita cultura rodeiam a capital! Detalhe importante: estávamos no inverno deles (fevereiro de 2024). E a dica é: não vá no verão, aqui, entenda que entre maio e julho, que é o alto verão deles, você dificilmente conseguirá aproveitar diante do calor que faz. Estamos falando de mais de 50ºC. Portanto, considere ir no inverno para curtir muito e poder andar tranquilamente na rua e, claro, aproveitar as praias maravilhosas!


Mascate é uma delícia de visitar. Tem autenticidade, peculiaridades e muito acolhimento, segundo muitos expatriados que vivem lá. O povo é educado e hospitaleiro. A cidade é muito limpa e cheirosa. Ao mesmo tempo que tem chão de pedra e ainda ruas sem asfalto, há muitas flores plantadas, lojas de grandes marcas, estradas maravilhosas, mesquitas suntuosas, praias paradisíacas e muitos hotéis internacionais.
A cidade está em constante crescimento. Muitas obras acontecendo. Novos bairros sendo criados.


Durante 8 dias passeamos por alguns pontos importantes de Mascate, tais como: Sultan Qaboos Grand Mosque (Grande Mesquita), Royal Opera House Muscat, Mutrat Souq, Fortaleza de Mascate (Mutrat Fort), Palácio Real Qasr Al Alam (oficial do Sultão), comemos muito bem, curtimos a familia, tivemos uma experiência incrível em um hotel luxuoso (o melhor que fiquei até hoje – em breve falarei dele), dormimos uma noite em um hotel no meio do deserto e vivenciamos momentos maravilhosos.


Nos próximos posts, vou falar com mais detalhes das experiências turísticas citadas acima.
Continue comigo!