Dicas, Viagens

O que fazer em Mascate, Omã – Parte I

No post anterior (leia aqui) você viu que Mascate e arredores tem diversas opções para explorar entre praias, montanhas, desertos e, claro, passeios imperdíveis dentro da capital. Para isso, considere de 5 a 8 dias para conseguir desbravar o melhor da região.

Neste post, vou indicar duas atrações que você pode visitar no mesmo dia. Coloque na sua lista e comece agora a planejar sua viagem para este País incrível!

Sultan Qaboos Grand Mosque

Sultan Qaboos Grand Mosque, a grande Mesquita de Mascate é um dos pontos mais visitados e conhecidos da cidade. Reserve um bom tempo se você quiser fazer um tour guiado e conhecer mais sobre a cultura e religião – islamismo! Eu não fiz o guiado e me arrependi.

De uma energia intensa, a Grande Mesquita impressiona logo na chegada com um jardim impecável e uma construção espetacular. O céu azul compõe a paisagem, deixando as fotos verdadeiras obras de arte!

A seguir, algumas informações e curiosidades sobre o local:

  • Com mais de 42 hectares, a Mesquita tem capacidade para receber até 20 mil pessoas, sendo 6500 na sala principal de orações (Mussalla).
  • O lustre principal tem 14m de altura e pesa 8,5 toneladas. Tem 600.000 cristais e 1122 lâmpadas.
  • O tapete é uma peça única. Inacreditável! Pesa 2 toneladas e levou 4 anos para ser produzido. Considerado o segundo maior tapete Persa do Mundo. Vi que o primeiro está em uma Mesquita em Abul Dhabi.

Os salões da mesquita e os cinco minaretes, que simbolizam os cinco pilares do Islã, são decorados em estilos de diferentes culturas islâmicas, incluindo a egípcia e a omani. As cores, a arquitetura e todos os detalhes que compõem o ambiente contribuem para a paz e energia do lugar. Reserve tempo para contemplar todos os ambientes e apreciar o jardim lindo que rodeia a Mesquita.

*Atenção para a vestimenta: Mangas longas, calça comprida, saia longa. Mulheres precisam cobrir braços, pernas, pescoço e cabeça (cabelos). A dica é usar um lenço comprido e dar um toque especial ao look! Vá de sapato confortável e fácil de tirar, já que não é permitido entrar com calçados nas mesquitas. Há espaços na área externa (próximo da porta principal) para guardar. Seja discreta(o) e respeite a cultura local.

Há estacionamento no local e não tem custo de entrada.

Royal Opera House Muscat

A Royal Opera House Muscat é a principal organização artística e cultural do Sultanato de Omã, localizada na capital Mascate. Oferece uma vasta programação cultural com apresentações e exposições, além de contar com biblioteca e galeria com mais de 50 lojas (artes, joias, moda e perfumes) e opções gastronômicas. Como tudo o que vemos em Mascate, o luxo impera e realmente impressiona.

De fora, um jardim lindo, prédio branco imponente com arquitetura moderna e piso em mármore (polido constantemente) nos convidam a conhecer a parte interna da ópera que é ainda mais surpreendente, com destaque para os detalhes em dourado e madeira, que fazem um contraste realmente lindo.

Recomendo comprar o ingresso para a visita guiada para conhecer e sentir a atmosfera especial do lugar, que abriga instrumentos musicais raros. Se puder, assista a algum concerto/apresentação na ópera, imagino que seja maravilhoso. No período que fui não tinha programação disponível, pude ver apenas a montagem do cenário do próximo espetáculo!

Horário de funcionamento: sábado a quinta, das 8h30 às 17h30. Tem estacionamento no local. Taxas de entrada apenas para o edifício ROHM ou ROHOMA: Adulto – OMR. 3,15; Criança – OMR. 1,05.

Dica: Para entrar não é necessário vestimenta especial (mas recomenda-se evitar decotes e roupas curtas). Se for assistir alguma apresentação, mulheres precisam seguir as regras (cobrir ombros e pernas). Fique atento aos costumes e respeite a cultura local! 😉

Finalize o passeio com um café na galeria que fica dentro do mesmo complexo e aproveite a experiência!

As duas sugestões são imperdíveis e não podem ficar de fora do seu roteiro quando visitar Mascate!

Gostou das dicas? Deixe um comentário. 😉

Por Claudia Taverna
VOLTAR